sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dicas do consultor Enzo Dona

Dia 22/08 no Congresso da Abrasel, tive a oportunidade de assistir a ótima palestra do Enzo Dona, renomado consultor da cadeia produtiva da alimentação. Segundo ele, mais da metade dos cidadãos brasileiros economicamente ativos vai optar por almoçar, tomar café da manhã ou lanchar fora de casa nos próximos anos. Dona também destacou a crescente representatividade das mulheres no mercado de trabalho. Este ponto faz com que a mulher esteja cada vez mais presente nos estabelecimentos de alimentação fora do lar e cada vez menos na cozinha. Com esta tendência, o ambiente dos estabelecimentos deverá se tornar mais agradável, aconchegante e limpo. Hospitalidade será a palavra de ordem no lugar de simples cordialidade. A 'feminização' dos negócios da alimentação vai impactar diretamente os produtos. É fundamental oferecer opções saudáveis, light, diet, orgânicos, funcionais, etc... A redução da família foi outro ponto enfocado por Enzo. Deve haver aumento de serviços entrega, do consumo de comidas prontas, crescimento das rotisserias em supermercados, restaurantes e redes fast food. A inserção socioeconômica de cerca de 20 milhões de pessoas da classe C no mercado de consumo, também está mudando o mercado da alimentação. A primeira conseqüência desse fato será o aumento do segmento de lanches. Outros pontos interessantes destacados por Enzo Dona são:
- Atualmente são consumidas em torno de 55 milhões de refeições por dia no Brasil. Esse número vai aumentar para 74 milhões por dia até 2012.
- 15% dos brasileiros fazem lanche, entre 18 e 20 horas. Os estabelecimentos que investirem e capricharem nas refeições do desjejum matinal e do final do dia devem prosperar.

Nenhum comentário: