sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Como faço para abrir uma empresa?

Várias pessoas me perguntam como devem proceder para iniciar uma empresa. Não tenho bola de cristal, nem tenho uma empresa, mas tenho o privilégio de por mais de 11 anos atuar junto aos empreendedores. Não tenho dúvidas de que o sucesso ou fracasso de uma empresa está ligado ao “pai da criança”. O empreendedor é o único responsável. Os estudiosos do empreendedorismo dizem que os empreendedores de sucesso tem muito em comum. Eles conhecem o seu potencial (auto conhecimento), são criativos, visionários, tem boa rede de contatos, correm riscos calculados, são persuasivos e planejam. No último item (planejamento) está o problema de grande parte dos empreendedores. A cultura do planejamento ainda é muito fraca no nosso país. Plano de negócios ainda é uma ferramenta desconhecida da grande maioria das empresas.

Afinal, o que é um plano de negócios? Como posso planejar a minha empresa? Como posso reduzir os riscos de fracasso?

Vou falar sobre isso no próximo post....

Nenhum comentário: